Algo A Dizer
Algo a Dizer
 

Casa aberta

Por Vivian Pizzinga

Armário montado. Roupas guardadas. Cinco valises eliminadas do quarto. Uma caixa enorme na lixeira, aquela que ocupava o centro da sala. Espaço se abrindo na casa. Sol e vento no primeiro dia de maio, mas poderia ser novembro, ou até julho. O ar circula, o pensamento é volátil. O outono ganha espaço na casa organizada, a primavera espraia-se na nova decoração. É feriado.

Hora de acordar: qualquer coisa depois das dez, dez e meia. O momento mesmo em que o olho se deixa vencer por sua função. O momento mais exato da vontade do olho de viver um dia a mais na vida. Levanta-se, café na mão, rolé pela casa, preguiça de movimentos sem pressa. A mudança é sempre uma promessa e é preciso alegrar-se com ela, vencer cada etapa que apresenta, arrumar as sobras da vida anterior, os restos que vieram em caixas, espalhá-los – os restos e as sobras – em novas e receptivas gavetas. Novos objetos encontrados, guardados, remanejados. Casa varrida. Oxigenação. Mais espaço nos pulmões. Inspira. Expira. O outono é um hálito fresco que escapole dos seus lábios. A primavera é uma sensação térmica que emana de sua pele.

Sim, admite. Gosta de certos vazios. O ar solto, desimpedido, descarrega a mente, deposita-a em outras paragens, desloca os pensamentos com uma facilidade imprevista. A mente se espalha, aqui e ali, como poeira tímida, nas estantes, nas molduras dos quadros, nas lombadas de livros mofados. Não há nada como a possibilidade imediata de girar, de braços abertos, no quarto, na sala.

A casa inteira parece respirar aliviada. Sorri. O pensamento é mesmo volátil. Abre-se a vida, novamente.

Vivian Pizzinga é psicóloga e escritora, autora dos livros de contos Dias roucos e vontades absurdas (2013) e A primavera entra pelos pés (2015), ambos pela Editora Oito e Meio

Envie seu comentário:
Nome:*
Email:**
Comentário
Imagem de verificação

*Campo obrigatório
**O e-mail não é obrigatório e não será exibido no comentário
Comentários
  luca
06/12/2017

Você trabalhou esses instantâneos do dias-a-dia da casa pós mudança com rara mestria literária. Saber lidar com simplicidade é um dom genial! Gostei!
 
 

contato@algoadizer.com.br | Webmaster: Marcelo Nunes | Design - Pat Duarte